José Hermann Hungerbühler nasceu em Diamantina, estado de Minas Gerais, no dia 28 de Maio de 1903, filho do Engenheiro João Benedito Hungerbühler, Suíço, e de Maria Leonor Hungerbühler, também nascida em Diamantina.

Embora já apresentasse a capacidade de ver e ouvir espíritos, cursou o seminário católico de sua cidade natal e mais tarde o Seminário de São Paulo. Mudando o rumo de sua vida, abandonou a idéia de se tornar Sacerdote católico e deu início a uma atividade profissional. No ano de 1922, foi nomeado para o quadro de funcionários da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro, onde exerceu suas atividades funcionais.

Seus contatos mediúnicos permaneciam. Iniciou a prática da Doutrina Espírita em 1929, com 26 anos de idade, quando já sentia a presença dos espíritos para orientá-lo neste sentido. Aceitou sem relutar as manifestações espirituais que aproveitavam as suas faculdades mediúnicas, principalmente a vidência, a audiência e a intuição, que lhe traziam a confirmação de todos os trabalhos espirituais realizados nas sessões espíritas por Tupyara, grande trabalhador nas tarefas de desobsessão.

Foi instrumento missionário na pregação evangélica que é a meta do Templo Espírita Tupyara, orientado pelos mentores espirituais Tupyara, Pai Manoel, Frei Rogério, Dr. Ramayaka, Dr. Fernando Vasconcelos, Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e demais amigos espirituais, quando assim permitido pela espiritualidade maior.

José Hermann desencarnou em 11 Maio de 1964.